2min
Como tudo começou.
A Internet é o principal meio de comunicação global e cerca de 90% das residências brasileiras têm acesso à internet. A internet teve origem na década de 1960 com o propósito de interligar instalações de pesquisa e de natureza militar nos Estados Unidos. O projeto inicialmente foi denominado de Arpanet, expandindo-se significativamente para além das fronteiras iniciais, evoluindo para o que hoje conhecemos como Internet, alcançando diversos países.
Por sua vez, a internet no Brasil chegou em setembro de 1988 no Rio de Janeiro, quando no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) teve acesso à Bitnet, através de uma conexão de 9.600 bits por segundo, estabelecida com a rede da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos.
Internet Fibra Óptica: A Revolução da Conectividade
A fibra óptica representa um dos avanços mais significativos na tecnologia de comunicação das últimas décadas, surgindo da necessidade de aumentar a capacidade de tráfego de voz, vídeo e dados em alta velocidade. Essa tecnologia é constituída por filamentos flexíveis e transparentes fabricados a partir de vidro ou plástico extrudido, os quais são utilizados como condutores de luz. A luz viaja através dos "fios de vidro" e reflete continuamente fora do interior dos revestimentos plásticos espelhados, num processo conhecido como reflexão total interna.
Vantagens da Internet Fibra Óptica
Visto que essa tecnologia é um avanço tecnológico que proporciona ao usuário uma maior qualidade de internet, ela possui diversas vantagens. Abaixo serão listadas as principais, que diferenciam das tecnologias existentes anteriormente:
- Maior capacidade de transmissão (download e upload).
- Velocidade de transferência de dados maior (menor latência)
- Imunidade a interferências eletromagnéticas.
- Menor degradação de sinal.
- Vida útil dos cabos, estimado a chegar até a 100 anos de uso contínuo.
- Transmissões mais seguras pois não é possível acessar os dados através dos cabos sem ocasionar grandes problemas.
Conclusão
A internet fibra óptica representa não apenas uma evolução na tecnologia de comunicação, mas também um catalisador para inovações em diversas áreas, incluindo educação, saúde, entretenimento e negócios. Com suas velocidades ultra rápidas, alta confiabilidade e capacidade de largura de banda expansível, a fibra óptica está posicionada para moldar o futuro digital de maneira significativa, proporcionando uma base sólida para a próxima geração de aplicações e serviços online.